Nos próximos dois meses, vai ser concluído o Plano Anual de Avisos da Estratégia NORTE2030, uma plataforma que pretende abrir as portas às empresas portuguesas para organizarem e planearem os seus investimentos. A iniciativa é levada a cabo pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
O plano está previsto para entrar em vigor em setembro, “altura a partir da qual as organizações terão um ano para submeterem nessa plataforma os projetos que pretendem desenvolver ao longo dos próximos anos”, refere aquela estrutura em comunicado.
Este é um dos instrumentos de financiamento que irá ajudar as PME’s portuguesas a “maximizarem os benefícios europeus incluídos no âmbito da Estratégia NORTE2030, que pela primeira vez é definido por agentes da região, que têm um profundo conhecimento das necessidades e mais-valias da zona”.
“Esta é uma das ferramentas que estarão ao dispor das empresas e que foram apresentadas no seminário ‘Estratégia NORTE2030: Instrumentos de Financiamento’, que decorreu no Europarque, em Santa Maria da Feira. No evento ficou também definida a Estratégia NORTE2030, uma iniciativa incluída no quadro da Política de Coesão Europeia e do Acordo de Parceria Portugal 2030, e que beneficia de uma clara ambição de tornar o Norte mais social, mais competitivo, mais conectado, mais próximo dos cidadãos, mais verde e mais neutro em carbono.