SOBRE

Inaugurado em 2008, com posicionamento estratégico nas áreas geográficas do Ave e confinantes, Parque de Ciência e Tecnologia AvePark constitui uma infraestrutura de excelência funcional para a instalação de empresas de grande intensidade em conhecimento científico e tecnológico.

A cidade-berço afirma-se como uma das cidades médias do país que tem assumido protagonismo na atratividade e competitividade, ora pela valorização das suas singularidades e capacidade de tematização, ora pela atração e dotação do espaço urbano de equipamentos e serviços relevantes. Com uma área total de de 241,05 km², distribuídos pelas suas 48 freguesias, é um concelho densamente povoado, com cerca de 160.000 habitantes, sendo um dos mais jovens da Europa. No âmbito académico, o AvePark torna-se num pilar essencial com um polo que pode abranger mais de 20 mil alunos e 1100 professores da Universidade do Minho. 

Situado no Distrito de Braga, o concelho de Guimarães pertence à sub-região do Vale do Ave. A sua localização foi fundamental para a instalação deste grande polo de inovação, ciência e tecnologia, gerador de múltiplos contributos para o desenvolvimento da região e com impacto a nível mundial. O AvePark situa-se num enorme vale das freguesias de Caldelas e S. Cláudio de Barco, em Guimarães, e compreende uma área geográfica de 360 000 m2. Atualmente abarca cerca de 20 empresas que empregam mais de 500 pessoas qualificadas. Entre as instituições deste habitat inovador encontram-se os 3B’s, Farfetch, SpinPark, IPCA, TecPark e outras PMEs. No futuro, abrirá portas a mais empresas que já se encontram em fase de mudança de instalações e com uma das moradas mais apetecíveis da economia vimaranense.

O Município de Guimarães apresenta-se como a entidade gestora do Parque de Ciência e Tecnologia, dotando o espaço de condições logísticas para atuação de grandes empresas e institutos de inovação e ciência. O AvePark tem ainda como espaços comuns um restaurante, auditório, salas de conferências e reuniões e centenas de lugares de aparcamento.

Entre 2019/2020, serão instalados dois importantes institutos neste Parque de Ciência Tecnologia. O Instituto Europeu de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, o primeiro Centro Europeu de Excelência em Portugal, e o Instituto de Nanotecnologias, Nanomodelação e Nanofabricação, com os cunhos de instituições portuguesas de ensino de norte a sul do país como as Universidades de Aveiro, Minho e Nova de Lisboa.

Atualmente, o concelho de Guimarães constitui uma das regiões mais industrializadas do país e, consequentemente, empregadora de abundante mão-de-obra no setor secundário. Considera-se assim fundamental a inovação/conhecimento, industrialização e competitividade, definição de regras de intervenção urbanística, compatibilização do tecido industrial, e a articulação com os vários promotores. Pretende-se uma interação funcional e sustentável, tendo em atenção o ecológico e o ambiental, melhoramento da infraestruturação/ reestruturação.

O AvePark construiu-se à volta de três importantes fatores decisivos para o seu desenvolvimento:

  Necessidades das últimas décadas:

Formação e terciarização de sectores.

• Internacionalização e instrumentalização do Vale do Ave.

Boa acessibilidade interna e acessos a vias de grande densidade. 

  Importantes passos para a afirmação do território:

Equipamentos importantes como o Hospital, Universidade ou Centro Cultural.

Melhoria nos acessos rodoviários, ferroviários e vias municipais. 

Planeamento e gestão da cidade e território.

Contaminação positiva por agentes e atores externos no concelho.

  Para o Futuro:

Promoção, especialização e qualificação dos sectores empresariais instalados no concelho.

Apoio às instituições de Ensino Superior, I&D, Centros Tecnológicos e áreas empresariais.

I

CONTACTOS

  • Telefone
    253 470 600
  • Email
    info@avepark.pt
  • Morada
    Lugar Da Gandra, 4805-017 Barco

I

LIGAÇÕES ÚTEIS

I

SOCIAL

I

ÁREA EMPRESA

Menu

Copyright 2019 - Avepark by wepub