Município de Guimarães participa do projeto internacional URBACT Cities4CSR na área de Responsabilidade Social Empresarial

O Município de Guimarães participa do projeto URBACT Cities4CSR, aprovado recentemente pela EU, na área de Responsabilidade Social Empresarial. Ao participar nesta iniciativa, o Município de Guimarães deu a conhecer o selo “Guimarães Marca”, promovendo desta forma o tecido empresarial da região a nível internacional.

No âmbito deste programa, decorreu nos passados dias 4 a 6 de fevereiro, uma reunião de conclusão da 1ª Fase e preparação da 2ª Fase, que contou com a participação de todas as cidades envolvidas. Neste projeto, além da cidade de Guimarães participam as cidades de Milão (Itália), Nantes (França), Bratislava (Eslováquia), Sofia (Bulgária), Budaors (Hungria), Molina de Segura (Espanha), Bratsa (Bulgária), Kekava (Letónia) e Rijeka (Croácia). A segunda fase decorre entre os anos de 2020 e 2021. Cada uma das cidades debateu em grupo, os seus planos de ação e as estratégias de colaboração. Estas reuniões foram acompanhadas por especialistas internacionais e por membros do Secretariado do URBACT da Comissão Europeia.

Nesta reunião, Guimarães apresentou uma proposta para o desenvolvimento de uma plataforma digital inovadora tipo “Mercado Social Virtual”, que harmoniza o digital com a economia e a vertente social.

Numa primeira fase e agregando as empresas associadas ao “Guimarães Marca”, instituições ligadas ao Conselho Local de Ação Social e outras associações, pretende-se que com esta plataforma estes atores possam corresponder a oferta com a procura no âmbito das boas práticas ligadas à área da responsabilidade social empresarial. Posteriormente, ambiciona-se estender este projeto a todas as empresas e associações locais.

A utilização das novas ferramentas de tecnologia e informação permitem além de facilitar os contactos, recolher informação sobre as interações, as necessidades e as disponibilidades de ajudar de modo a criar uma estrutura de informação que permita monitorizar e enquadrar estas ações nos conceitos de gestão de sistemas inteligentes. No âmbito deste tipo de projetos, a troca de experiências e conhecimentos entre as várias cidades participantes permite, através de um modelo participativo, desenvolver as competências em cada um dos parceiros.

Os projetos URBACT foram desenhados com o objetivo de promoção de modelos de desenvolvimento urbano sustentáveis, contribuindo para a estratégia global da EU 2020. O Programa Operacional URBACT visa promover a constituição de redes de cidades para a partilha de conhecimento e de experiências, permitindo o desenvolvimento de soluções para os problemas e desafios que se colocam nas áreas urbanas.

Sendo Guimarães um Município de forte vocação empresarial, as empresas assumem-se como uma força de prosperidade contribuindo significativamente para o nosso sucesso. Com base neste pressuposto pretende o Município de Guimarães através do projeto URBACT Cities4CSR criar estratégias que permitam às empresas locais melhorar a visão, o envolvimento cívico, a partilha de conhecimentos em várias áreas como a inclusão social, a educação, a saúde e inovação, a cultura e espaço público, sustentabilidade, entre outras), ligando-as à comunidade e às associações e instituições sociais locais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

I

CONTACTOS

  • Telefone
    253 470 600
  • Email
    info@avepark.pt
  • Morada
    Lugar Da Gandra, 4805-017 Barco

I

LIGAÇÕES ÚTEIS

I

SOCIAL

I

ÁREA EMPRESA

Menu

Copyright 2019 - Avepark by wepub