Os investigadores Raúl Machado, mentor da Set.Up Guimarães, e Ricardo Franco-Duarte, ambos do Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM), conquistaram o primeiro lugar no concurso internacional “Nodal Award Shark Tank”, promovido pela International Mentoring Foundation for the Advancement of Higher Education (IMFAHE).
A dupla portuguesa destacou-se entre 92 candidatos de 27 instituições e 10 países, com a apresentação da plataforma “AI4Microbes”, que recorre à inteligência artificial para prever e formular combinações microbianas personalizadas, com o objetivo de melhorar a saúde do solo, aumentar a produtividade agrícola e reduzir o uso de fertilizantes e pesticidas sintéticos. O projeto alia ciência e tecnologia para impulsionar práticas agrícolas mais sustentáveis e eficientes.
“O projeto nasceu da vontade de aliar o conhecimento em microbiologia com a IA, para podermos enfrentar o grande desafio atual da sustentabilidade dos solos”, explicou Ricardo Franco-Duarte à Universidade do Minho, salientando que este reconhecimento internacional confere um impulso decisivo ao desenvolvimento da plataforma. O investigador reforça ainda a importância deste prémio para valorizar o papel da Universidade do Minho em soluções científicas com impacto ambiental, económico e social.
Raúl Machado, natural de Guimarães e doutorado em Biologia na especialidade de Ciência e Engenharia de Materiais, é atualmente vice-coordenador do Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade (IB-S) e cofundador da spin-off euPa. É também mentor na Set.Up Guimarães, reforçando o seu compromisso com o ecossistema de inovação e empreendedorismo da região.
Esta não é a primeira vez que a Universidade do Minho se destaca no concurso “Shark Tank” da IMFAHE, tendo já vencido em 2020 com o projeto “VitaCare”, um superalimento para prevenir a subnutrição em pacientes oncológicos. Na edição atual, a UMinho foi a universidade mais premiada, evidenciando o vigor e a inovação das suas equipas.
O “Nodal Award Shark Tank” da IMFAHE é um reconhecido concurso de ideias que visa promover a ligação entre estudantes, investigadores, profissionais e mentores internacionais, impulsionando o desenvolvimento académico e profissional em diversas áreas científicas.