Sabemos que para além do impacto que este vírus está a ter ao nível da saúde pública, as consequências se vão refletir também a nível económico, podendo colocar as empresas numa situação bastante difícil. No seguimento das medidas que o Governo apresentou aos seus parceiros sociais para diminuir o impacto económico e oferecer apoio à tesouraria das empresas, sugerimos a todos os empresários e entidades privadas do concelho a consultar diariamente o site do IAPMEI. Este contém toda a informação útil e atualizada referente às medidas extraordinárias de apoio às empresas que estão a ser implementadas e está em permanente atualização.
No seguimento das medidas que o Governo apresentou, o município de Guimarães quer destacar as seguintes:
1. Linha capitalizar (acudir à tesouraria – empréstimos em condições favoráveis).
Estas medidas são desencadeadas junto dos Bancos aderentes. Funciona numa lógica de aprovação por ordem de apresentação de candidaturas. Podem candidatar-se empresas cujas vendas decresceram em pelo menos 20% nos 60 dias anteriores à apresentação do pedido de financiamento, face ao período homólogo do ano anterior.
2. Apoios imediatos de caráter excecional: empresas em situação de crise empresarial resultante de a) paragem total da atividade da empresa ou estabelecimento; b) quebra abrupta e acentuada de, pelo menos, 40 % da faturação, com referência ao período homólogo de três meses. Estas medidas desencadeiam-se junto do Centro Distrital do Instituto da Segurança Social mediante declaração da Administração e de Contabilista Certificado.
NOTA: É importante articular toda a ação da empresa com os respetivos contabilistas! Pelo que aconselhamos os empresários a contactarem os mesmos.
Relembramos que o IAPMEI tem, também uma linha aberta de esclarecimento de dúvidas por distrito. Para Braga é o seguinte: Tel: 253 206 600; E-mail: info@iapmei.pt.
Além do IAPMEI, aconselha-se consultar o site da Segurança Social onde, a todo o momento, poderão surgir as instruções específicas para solicitar os apoios extraordinários (lay off).