O projeto europeu SoTecIn Factory, liderado pelo INESC TEC, procura soluções para os desafios das cadeias de valor do têxtil, plástico, embalagens, alimento, água e nutrientes. Ao todo estão disponíveis 3,3 milhões de euros para empreendedores sociais europeus. O concurso está aberto até 28 de setembro.
O SoTecIn Factory – Social and and Technological innovation Factory for low carbon and circular industrial value chains – procura empreendedores com experiência em tecnologia para desenvolver soluções que contribuam para uma indústria mais circular, sustentável e resiliente.
O objetivo é apoiar inovações sociais que potenciam a circularidade das cadeias de valor e a redução da pegada de carbono da indústria. Assim, o concurso procura apoiar 25 empreendedores sociais europeus (entre investigadores, PME e startups) que apresentem ideias inovadoras orientadas para a tecnologia como uma resposta aos desafios circulares alinhados com a missão do projeto, nomeadamente no que diz respeito a cadeias de valor do têxtil, plástico, embalagens, alimento, água e nutrientes.
O projeto procura, portanto, “soluções que ajudem na redução e substituição de plásticos descartáveis, maximizando o potencial das embalagens; plataformas ou ferramentas que auxiliem na aproximação entre consumidor e produtor agrícola; soluções digitais com abordagens centradas em dados para aumentar a transparência e a rastreabilidade da cadeia de valor agroalimentar ou que permitam maior transparência, rastreabilidade e verificabilidade dos dados em nível de produto e incentive a redução dos impactos da produção têxtil”, explicou Gustavo Dalmarco, coordenador do projeto e investigador no INESC TEC, em comunicado.
Numa fase inicial, cada um dos 25 selecionados irá receber 15 mil euros para apoiar o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores e com impacto social. Deste grupo, 15 terão a oportunidade de participar numa demonstração tecnológica pré mercado, o que inclui um apoio adicional de 85 mil euros. A isso acresce o acompanhamento por mentores, ações de capacitação com contribuições científicas para a implementação das suas soluções e conceção de modelos de negócio.
Este é o primeiro de dois concursos a ser levados a cabo no âmbito do SoTecIn Factory que, para além do INESC TEC, junta, ainda, cinco outros parceiros europeus: F6S Network da Irlanda, bwcon da Alemanha, Impact Hub da Áustria, Metabolic dos Países Baixos e CNR da Itália. Financiado pelo Programa Horizonte Europa da Comissão Europeia, as candidaturas podem ser feitas até 28 de setembro (aqui).