SOBRE

Inaugurado em 2008, com posicionamento estratégico nas áreas geográficas do Ave e confinantes, Parque de Ciência e Tecnologia AvePark constitui uma infraestrutura de excelência funcional para a instalação de empresas de grande intensidade em conhecimento científico e tecnológico.

A cidade-berço afirma-se como uma das cidades médias do país que tem assumido protagonismo na atratividade e competitividade, ora pela valorização das suas singularidades e capacidade de tematização, ora pela atração e dotação do espaço urbano de equipamentos e serviços relevantes. Com uma área total de de 241,05 km², distribuídos pelas suas 48 freguesias, é um concelho densamente povoado, com cerca de 160.000 habitantes, sendo um dos mais jovens da Europa. No âmbito académico, o AvePark torna-se num pilar essencial reunindo no seu ecossistema inovador alunos da Universidade do Minho e do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

Situado no Distrito de Braga, o concelho de Guimarães pertence à sub-região do Vale do Ave. A sua localização foi fundamental para a instalação deste grande polo de inovação, ciência e tecnologia, gerador de múltiplos contributos para o desenvolvimento da região e com impacto a nível mundial. O AvePark situa-se num enorme vale das freguesias de Caldelas e S. Cláudio de Barco, em Guimarães, e compreende uma área geográfica de 360 000 m2. Atualmente abarca cerca de 20 organizações que reúnem diariamente no Avepark mais de 1200 pessoas qualificadas. Entre as instituições deste habitat inovador encontram-se os 3B’s, o futuro centro de investigação internacional Discoveries Center, a Farfetch, a Stemmaters, o IPCA, a incubadora tecnológica TecPark e outras startups e PMEs. No futuro, abrirá portas a mais empresas que já se encontram em fase de mudança de instalações e com uma das moradas mais apetecíveis da economia vimaranense.

O Município de Guimarães apresenta-se como a entidade gestora do Parque de Ciência e Tecnologia, dotando o espaço de condições logísticas para atuação de grandes empresas e institutos de inovação e ciência. O AvePark tem ainda como espaços comuns um restaurante, auditório, salas de conferências e reuniões e centenas de lugares de aparcamento.

Atualmente, o concelho de Guimarães constitui uma das regiões mais industrializadas do país e, consequentemente, empregadora de abundante mão-de-obra no setor secundário. Considera-se assim fundamental a inovação/conhecimento, industrialização e competitividade, definição de regras de intervenção urbanística, compatibilização do tecido industrial, e a articulação com os vários promotores. Pretende-se uma interação funcional e sustentável, tendo em atenção o ecológico e o ambiental, melhoramento da infraestruturação/ reestruturação.

O AvePark construiu-se à volta de três importantes fatores decisivos para o seu desenvolvimento:

  Necessidades das últimas décadas:

Formação e terciarização de sectores.

• Internacionalização e instrumentalização do Vale do Ave.

Boa acessibilidade interna e acessos a vias de grande densidade. 

  Importantes passos para a afirmação do território:

Equipamentos importantes como o Hospital, Universidade ou Centro Cultural.

Melhoria nos acessos rodoviários, ferroviários e vias municipais. 

Planeamento e gestão da cidade e território.

Contaminação positiva por agentes e atores externos no concelho.

  Para o Futuro:

Promoção, especialização e qualificação dos sectores empresariais instalados no concelho.

Apoio às instituições de Ensino Superior, I&D, Centros Tecnológicos e áreas empresariais.

I

CONTACTOS

  • Telefone
    253 470 600
  • Email
    info@avepark.pt
  • Morada
    Lugar Da Gandra, 4805-017 Barco

I

LIGAÇÕES ÚTEIS

I

SOCIAL

I

ÁREA EMPRESA

Menu

Copyright 2019 - Avepark by wepub