A persecução do desenvolvimento sustentável de Guimarães deve ser um compromisso global capaz de cumprir e fazer cumprir não só as estratégias municipais, mas igualmente as diretrizes europeias, congregando, neste objetivo comum, todos os sectores da economia e da sociedade.
Este Manual de Boas Práticas é um documento orientador para as empresas do Concelho que pretendam implementar estratégias de sustentabilidade intensificando-se assim, a implementação de ferramentas de monitorização e otimização para o pleno cumprimento dos três pilares da sustentabilidade: económico, social e ambiental.
O Manual de Boas Práticas deverá ainda funcionar como um elemento instrutório a anexar aos regulamentos dos Projetos Económicos de Interesse Municipal e do Guimarães Marca. Por outro lado, o Desenvolvimento Sustentável deve ser encarado como uma filosofia de vida, não só individual, mas também coletiva, de uma sociedade global, sobretudo nas organizações.
Cabe aos Municípios e aos Estados proporcionar sistemas de diferenciação positiva para acelerar a transição para comportamentos, decisões, atitudes e modelos de governança mais sustentáveis, sendo através das Empresas e outras Organizações os veículos de implementação e monitorização, capazes de potenciar os investimentos demonstradores da mudança, como modelos e boas práticas.
Assim, as Empresas sustentáveis (ambiente e socialmente responsáveis) induzem igualmente uma ação repercussora e replicadora na sociedade civil, sendo inspiradoras para aplicações nas mais diversas áreas. Desta forma, devem ser igualmente vistas como agentes de sensibilização e consciencialização para o desenvolvimento sustentável e para a eco inovação, encontrando neste manual várias boas práticas em diversos indicadores, onde podem otimizar os seus modelos e negócios.
Descarregue o seu Manual aqui.