Já tem a sua carteira digital?

O id.gov é a aplicação da administração pública que permite aos cidadãos guardar e consultar os seus documentos – por exemplo, o cartão de cidadão, a carta de condução ou o cartão da ADSE – no telemóvel, em qualquer momento e em qualquer lugar, recorrendo à sua Chave Móvel Digital.

O id.gov.pt é a aplicação oficial de acesso a documentos digitais emitidos pelo Estado Português, que permite guardar e consultar os documentos de identificação de forma digital. Para além das funcionalidades de visualização, o id.gov.pt permite também a partilha de dados dos documentos. Uma verdadeira carteira digital que reúne os principais documentos de identificação com a mesma validade legal dos documentos físicos.

Funcionando com recurso à Chave Móvel Digital, um meio de autenticação e assinatura digital certificado pelo Estado Português, possibilita atualmente o carregamento de oito documentos: Cartão de Cidadão, Carta de Condução, Cartão da ADSE, Documento Único Automóvel, ID Digital da Defesa, Cartão de Antigo Combatente, Cartão de Funcionário e Cartão de Assistência na Doença aos Militares das Forças Armadas.

Utilidade, rapidez e comodidade são algumas das vantagens associadas à utilização da aplicação id.gov.pt, que tem sido reconhecida com diversas nomeações e prémios nacionais e internacionais. Vencedora nacional dos WSA – World Summit Awards, na categoria «Government & Citizen Engagement», representou Portugal no concurso anual que decorre no âmbito das Nações Unidas e distingue os melhores projetos de aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação em mais de 180 países. Esteve, também, entre os finalistas da edição de 2020 do Portugal Digital Awards, em duas categorias distintas.

O projeto, desenvolvido pela AMA – Agência para a Modernização Administrativa, I.P., foi cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do SATDAP – Sistema de Apoio à Transformação Digital da Administração Pública, envolvendo um investimento elegível de cerca de 2,8 milhões de euros, a que correspondeu um incentivo FSE – Fundo Social Europeu de 1,5 milhões de euros.

Uma das suas vertentes foi contribuir para a igualdade no acesso à informação e serviços digitais, alinhado com a operação INOVAPA – Inovação e Administração Pública Aberta, desenvolvida pela AMA e cofinanciada pelo COMPETE 2020.

A aplicação tem recebido diversos comentários positivos, por parte dos utilizadores, que destacam a sua utilidade prática: «Dou-vos os parabéns pela APP id.gov.pt, é uma aplicação muito útil e de fácil utilização» e, à semelhança da aplicação autenticação.gov, ocupa uma posição de destaque, sendo a sexta aplicação gratuita utilitária mais descarregada, estando a app autenticação.gov na oitava posição.

Trata-se de uma aplicação que levou Portugal a integrar a lista restrita de países do mundo que disponibilizam estas funcionalidades associadas à identificação eletrónica, contando já com mais de 1,2 milhões de downloads e mais de 150 mil cartões de cidadão atualizados no último mês.

O projeto desenvolvido pela AMA – Agência para a Modernização Administrativa foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do SATDAP – Sistema de Apoio à Transformação Digital da Administração Pública e envolveu um investimento elegível de 2,8 milhões de euros, a que correspondeu um incentivo FSE de 1,5 milhões de euros.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

I

CONTACTOS

  • Telefone
    253 470 600
  • Email
    info@avepark.pt
  • Morada
    Lugar Da Gandra, 4805-017 Barco

I

LIGAÇÕES ÚTEIS

I

SOCIAL

I

ÁREA EMPRESA

Menu

Copyright 2019 - Avepark by wepub