Porque cada setor enfrenta desafios específicos na Internacionalização, a Academia AICEP desenvolve em parceria com o Health Cluster Portugal o programa Internacionalizar Clusters: Health.
Este programa tem como objetivo capacitar as empresas para abordarem mercados de elevado potencial para os seus setores bem como formá-las em temas transversais à competitividade em mercados concorrenciais.
Através de formação prática e interativa, o programa Internacionalizar Clusters: Health contribui para a implementação de planos e ações de internacionalização pelas empresas do setor da Saúde.
Os conteúdos do programa Internacionalizar Clusters: Health centram-se nos mercados EUA, França e Reino Unido, e em temas como Cadeias de Valor Globais, Marca, Estratégias de Internacionalização, Comunicação em Marketing Digital, Sustentabilidade e Tecnologias Disruptivas.
O programa está estruturado em 9 webinars, com duração média de 3H cada, que decorrem de 14 de setembro a 25 de novembro de 2022 na plataforma de e-learning da Academia AICEP. Os webinars são orientados por especialistas da AICEP, da Academia e das áreas de conhecimento enunciadas.
As inscrições são limitadas a 25 participantes, definidas por ordem de entrada. O valor por participante/empresa neste ciclo de 9 sessões é de €184,50 (IVA incluído).
Participe neste programa e leve a sua empresa mais longe na Internacionalização.
Programa
Cadeias de Valor Globais
14 de setembro de 2022, 09H30 – 11H30:
- Análise da Cadeia de Valor
- Tendências e Interpretações
- Oportunidades e internacionalização nas cadeias de valor globais
- Sustentabilidade nas cadeias de valor
- Digitalização das cadeias de abastecimento e armazenamento
Orador: Manuel Laranja, Senior Associate Professor of Innovation and Entrepreneurship
Marca
28 de setembro de 2022, 09H30 – 12H30:
- Criação de uma marca: identidade, missão e visão
- Posicionamento das marcas, proposta de valor, diferenciação e segmentação
- Arquitetura da marca
- Internacionalização de uma marca
Oradora: Filipa Pias, aicep Portugal Global
Estratégias de Internacionalização
12 de outubro de 2022, 14H30 – 17H30:
- Definição de Objetivos Estratégicos, Segmentação de Mercado, Mapas Estratégicos
- Equipa, Recursos, Metodologias, Plano de Ações, Comunicação e Avaliação
- Posicionamento, Atração, Relacionamento, Monitorização e Fidelização de Clientes
Orador: Pedro A. Vieira, International Business, Intercultural Communication, Cross-cultural Management
Mercado EUA
19 de outubro de 2022, 15H00 – 17H40:
- Principais tendências e estratégias de abordagem ao mercado
- Potencial de mercado, oportunidades de negócios e parcerias locais
- Players/segmentos de mercado, tendências de consumo e distribuição
- Conselhos práticos
Orador: João Mota Pinto, Delegado da AICEP em Nova Iorque
Comunicação e Marketing Digital
26 de outubro de 2022, 09H30 – 12H30:
- Importância da comunicação (B2B, B2C) na estratégia de internacionalização
- Valor acrescentado do investimento em comunicação
- Plano de comunicação e gestão de comunicação com stakeholders em mercados globais
- Estratégia de comunicação digital nos mercados
Oradora: Carla Rodrigues, Consultora especialista em Comunicação Digital
Sustentabilidade
9 de novembro de 2022, 09h30 – 12H30:
- Desenvolvimento e execução de uma estratégia de internacionalização assente numa lógica de sustentabilidade
- Aspetos fundamentais a considerar pelas empresas neste domínio
Oradoras: Carla Santos, Ambassador for Disruptive and Sustainable Transformation 2030
Sandra Correia, International Mentor & Adviser Startup School India @startupschool, International Adviser @planetiersworldgathering, Mentor Business & Entrepreneurship, Women´s Club Portugal Founder, Speaker
Tecnologias Disruptivas
11 de novembro de 2022,15H00 – 18H00:
- Transformação Digital
- Tecnologias emergentes com mais impacto no setor
- Casos de utilização de tecnologias como dispositivos IoT, RFID, câmaras de visão computacional, sensores, beacons e Wi-Fi
- Tendências, boas práticas e casos de estudo relevantes para o setor
Orador: Bruno Soares, Leading Executive Advisor | Guest Speaker | Public Speaker | Digital Transformation | Governance | Strategy | Cybersecurity
Mercado França
22 de novembro, 09H30 – 12H30:
- Principais tendências e estratégias de abordagem ao mercado
- Potencial de mercado, oportunidades de negócios e parcerias locais,
- Players/segmentos de mercado, tendências de consumo e distribuição,
- Conselhos práticos
Orador: Eduardo Henriques, Delegado da AICEP em França
Mercado Reino Unido
25 de novembro, 09H30 – 12H30:
- Informações gerais sobre o mercado
- Análise setorial
- Como abordar o mercado?
- Novas formalidades pós-Brexit
Orador: Pedro Patrício, Delegado da AICEP em Londres
Inscrições até 9 de setembro.