Nos próximos três a cinco anos, a Inteligência Artificial Generativa pode permitir entre 150 mil milhões e 275 mil milhões de dólares de lucros operacionais nos sectores de vestuário, moda e luxo, segundo um estudo da consultora McKinsey. Um instrumento que pode ser transversal a todo o ecossistema.
No estudo, designado ‘Generative AI: Unlocking the future of fashion’ (que pode ler na íntegra aqui), entende-se que a IA generativa tem potencial para ajudar as empresas de moda a serem mais produtivas, a chegarem mais rapidamente ao mercado e a atenderem melhor os clientes.
A IA generativa tem o potencial de afetar todo o ecossistema da moda, uma vez que as empresas de moda podem usar a tecnologia para ajudar a criar designs mais vendáveis, para reduzir custos de marketing, para hiperpersonalizar as comunicações com os clientes e acelerar os processos, mas também para remodelar a cadeia de abastecimento logística, as operações da loja e as funções de organização e suporte.
Do co-design à aceleração dos processos de desenvolvimento de conteúdo, a IA generativa potencia um novo espaço para a criatividade, “permitindo inserir todas as formas de dados ‘não estruturados’ – texto bruto, imagens e vídeo – e produzir novas formas de média, variando scripts totalmente escritos a designs 3D e modelos virtuais realistas para campanhas de vídeo”.
Ainda que a indústria da moda já esteja envolvida com IA básica e outras tecnologias de ponta, a IA generativa é ainda pouco utilizada, uma vez que é recente e, como tal, ainda se encontra com problemas e bugs que – ao que tudo indica – podem ser rapidamente resolvidos. No entanto, há já alguns exemplos de utilização da IA generativa na moda, sobretudo dentro da inovação de produtos, marketing e vendas e experiência do cliente, pois a tecnologia pode ter resultados significativos e é de mais viável implementação a curto prazo do que em outras áreas de cadeia de valor da moda.
Concluindo, a IA generativa “não é apenas automação – trata-se de aumento e aceleração e isso significa dar aos profissionais de moda e criativos as ferramentas tecnológicas para fazer certas tarefas mais rápido, permitindo que tenham mais tempo para se dedicar a tarefas que só os humanos podem fazer”.
In: Jornal T