Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos do IPCA promove reflexão sobre o Desporto em Portugal

A sessão de abertura do evento, que se inseriu nas comemorações dos 30 anos do IPCA, teve a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, e de Pedro Dias, secretário de estado do Desporto.

O IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, através da sua recém-criada Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos, que tem as suas instalações em Guimarães, promoveu o evento “Desporto em Portugal: Trajetórias de Sucesso, Desafios e Aprendizagens”. Nas instalações da Universidade das Nações Unidas, em Couros, reuniram-se atletas, treinadores, dirigentes desportivos e os alunos do 1º ano do curso para debater o panorama atual do desporto de alto rendimento em Portugal, explorando os desafios diários que os atletas enfrentam para alcançar o sucesso, tanto no âmbito desportivo como pessoal. O evento, inserido nas celebrações dos 30 anos do IPCA, marcou também o início das atividades da sua mais recente escola, a ESDBESB.

Na sessão de abertura, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, deu os parabéns ao IPCA pelo sucesso alcançado nestes 30 anos de existência, relevando a sua implantação e crescimento na cidade, que terá o seu momento superlativo com aquele que será o Campus do IPCA de Guimarães. Trata-se de um complexo universitário que ficará sedeado na Cruz de Pedra, na antiga Quinta do Costeado, e que será a casa da Escola Superior de Hotelaria e Turismo, com a sua Escola-Hotel, e da Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos. O Campus do IPCA em Guimarães beneficiará de excelentes condições de contexto, numa cidade que aposta no desporto como fomento de saúde e bem-estar, e na qualidade dos seus espaços, enquanto território verde e sustentável.

Em seguida, o presidente da Câmara Municipal referiu o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em Guimarães, na área do desporto, há várias décadas, com base em pensamento estruturado, através da proximidade com as associações desportivas que tem sido apanágio da Câmara Municipal e da Cooperativa Tempo Livre, destacando as mais de 40 modalidades que são praticadas no concelho. Esta aposta, que valeu à cidade o título de Cidade Europeia do Desporto em 2013, vê-se agora reforçada pela ciência, através da nova licenciatura do IPCA. “A ciência é fundamental, uma vez que o desporto, tem hoje uma envolvência holística, nomeadamente das ciências da saúde e das práticas quotidianas saudáveis de toda a população”, disse.

Pedro Dias, secretário de estado do Desporto, agradeceu o convite do IPCA e começou por enaltecer o trabalho que tem vindo a ser realizado em Guimarães. “O IPCA e a Câmara Municipal de Guimarães têm feito um trajeto extraordinário. […] Guimarães é, sem dúvida, uma referência, pelo seu percurso e sucesso, deixando algumas das marcas do desporto no país”, disse. Pedro Dias mencionou alguns exemplos do sucesso de Guimarães, como o Guimagym, que poderá vir a tornar-se, na sua opinião, o maior clube de ginástica do país, o Xico Andebol e o Clube de Ténis de Guimarães. A finalizar, destacou o pacote de medidas do Governo para o Desporto, que pretende aproximar Portugal da média europeia no que diz respeito ao investimento, e a colaboração que tem recebido de todos os institutos superiores politécnicos. A finalizar, o secretário de estado lembrou a importância dos clubes, “a âncora de tudo isto”, e de uma autarquia que “aposta na prática desportiva”.

Maria José Fernandes, presidente do IPCA, chamou a atenção para a importância do evento, uma data marcante pelo facto de ser, como disse Carolina Vila-Chã, a diretora da Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos, o primeiro evento do primeiro ano do curso. “Esta escola é a mais recente escola do IPCA. Está em Guimarães, mas queremos que tenha impacto regional”, frisou. Para Maria José Fernandes, este é mais um desafio de um percurso de 30 anos que tem sido marcado pela superação e crescimento da instituição, que começa agora uma fase importante de implantação em Guimarães, depois da primeira fase que constitui a abertura dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) no Avepark. “Este primeiro evento ficará na história desta Escola, numa altura em que uma segunda fase de crescimento se inicia em Guimarães”, disse.

Carolina Vila-Chã, diretora da ESDBSB, referiu a importância do momento, que reputou de marco importante para a Escola, e disse que os seus objetivos são também os objetivos do IPCA: criar técnicos cada vez mais capazes para criar um ambiente de desporto inclusivo. A diretora da Escola lembrou ainda o pacote de 65 milhões de euros anunciado pelo Governo, que ajudará a fomentar a prática desportiva, e agradeceu a presença de atletas, treinadores e dirigentes no evento.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

I

CONTACTOS

  • Telefone
    253 470 600 (chamada rede fixa nacional)
  • Email
    info@avepark.pt
  • Morada
    Lugar Da Gandra, 4805-017 Barco

I

LIGAÇÕES ÚTEIS

I

SOCIAL

I

ÁREA EMPRESA

Menu

Copyright 2019 - Avepark by wepub