O IAPMEI divulgou esta semana um novo ciclo de incentivos para PME que pretendam acelerar a sua transição para a sustentabilidade através de investimentos em inovação produtiva. Os novos concursos são lançados ao abrigo do programa de financiamento Portugal 2030 e têm candidaturas abertas até ao final do ano, divididas em duas fases, totalizando um apoio de 500 milhões de euros.
“Os incentivos destinam-se a operações que contribuam para a melhoria das capacidades produtivas das PME e para o desenvolvimento de soluções inovadoras, digitais e sustentáveis”, partilha no site oficial.
Melhorias no processo de fabrico, na logística, distribuição, organização e marketing também podem ser submetidas. “Em termos de transição climática, incluem-se aqui processos relacionados com o design e eficiência ecológica, a valorização da circularidade, a eficiência energética, entre outras estratégias de redução da pegada carbónica”, acrescenta.
O mesmo anúncio refere que existem apoios a ações coletivas para descarbonização com candidaturas abertas até 31 de julho.